O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Área do Cliente
Notícia
Emprego Temporário torna-se o caminho para empresas e candidatos para driblar a crise
A contratação de empregados temporários é um instrumento que alimenta o emprego na indústria, comércio e serviços
A contratação de empregados temporários é um instrumento que alimenta o emprego na indústria, comércio e serviços, principalmente quando há maior demanda nos meses de novembro a janeiro, mas podemos afirmar que, no emprego, esse é o novo normal.
A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) apresentou um estudo indicando que o movimento de contratações temporárias em meio à pandemia do novo COVID-19 não parou, principalmente para prestação de serviços para saúde, indústria de suprimentos, alimentos, supermercados e demais serviços essenciais.
Um mercado que ganhou fôlego recentemente foi o da indústria de suprimentos que ampliou esforços para a demanda de produtos que se tornaram essenciais, como os equipamentos de proteção individual (EPIs), embalagens para delivery e álcool em gel, só para citar alguns exemplos.
Isso tudo sem contar os setores tradicionais que optam pelo temporário, como alimentação, supermercados, varejistas e atacadistas - principalmente em vagas de operador de loja, recepcionistas, padeiro e caixas.
Novas oportunidades
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontou recentemente que existem 13,5 milhões de pequenas empresas e se em 2019 estes pequenos negócios terminaram o ano com 731 mil postos de trabalho (22% a mais no comparativo com 2018).
A pandemia fez com que muitas empresas reduzissem seu quadro pela queda no faturamento ou paralisação das atividades, total ou parcialmente, porém, com a chegada das festas de final de ano, começa o movimento de contratação novamente e a contratação de mão de obra temporário é um importante recurso para que as empresas possam gerar empregos com uma carga menor de custos.
Para esse período de incertezas, o trabalho temporário é uma solução rápida e flexível para empresas poderem rapidamente mobilizar ou desligar a mão de obra sem maiores burocracias mantendo o foco na sua atividade principal.
O que está escrito na Lei?
Ricardo Huelsmann, Coordenador de rotinas trabalhistas da RH NOSSA, dá alguns esclarecimentos sobre a Lei. A prática não é nova no Brasil; a contratação de empregados temporários está regida pela legislação brasileira através da lei 6.019/74 e acontece através de uma empresa criada especificamente com essa finalidade de intermediar a contratação de mão de obra temporário:
“Para poder contratar o temporário, qualquer empresa precisa de uma empresa como a RH NOSSA. Vale lembrar que, em 2017, tivemos algumas alterações dada pela lei 13.429/17 que passou a prever expressamente algumas regras e condições para esta contratação” explica Ricardo.
Na letra da lei 6.019/74 está da seguinte maneira:
“...a demanda de serviços que seja oriunda de fatores imprevisíveis ou, quando decorrente de fatores previsíveis, tenha natureza intermitente, periódica ou sazonal.” Ou seja, é uma das hipóteses de contratação da modalidade temporária.
"A utilização da mão de obra temporária é um recurso laboral de menor encargo para substituição por afastamentos ou demandas eventuais, como o que acontece historicamente a partir da metade do ano. A oferta e uso está condicionada a esses termos e a legislação citada”. comenta Ricardo.
No caso de eventuais processos trabalhistas por parte de ex-funcionários que tenham sido contratados através desta lei, Ricardo explica que a responsabilidade por é sempre da empresa que fez o recrutamento e a seleção, desde que comprovada a inexistência de responsabilidade do tomador de serviço frente ao conteúdo da reclamatória.
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional