Lei 14.592/2023 vetou crédito de PIS e Cofins pelo ICMS que tenha incidido sobre a operação de aquisição
Área do Cliente
Notícia
Crescimento do agronegócio faz aumentar busca pelo planejamento tributário
Um trabalho eficiente pode identificar oportunidades e incentivos fiscais que acarretarão vantagens competitivas para o negócio agrícola
Seja pelos inúmeros tributos que podem incidir sobre a atividade agrícola ou pela dificuldade em ter uma noção ampla das várias legislações vigentes, muitos empresários do setor estão buscando orientação profissional para a administração tributária do seu negócio, almejando o crescimento e o uso dos benefícios fiscais legais. “Existem regras que permitem a redução de carga fiscal através de incentivos, redução de alíquota, créditos ou a postergação de tributos”, explica a advogada Ediene Alencar, especialista em Direito Tributário do escritório MBT Advogados Associados.
Olhando apenas para os principais tributos incidentes nas empresas de agronegócios, encontramos pelo menos sete impostos que merecem atenção. Entre eles o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), além de outros como CONFINS e PIS, FUNRURAL, IRPJ e CSLL. Para atuar nessa situação macro é que os empresários, sejam pessoa física ou jurídica, buscam planejamento tributário eficiente que identifique oportunidades e incentivos fiscais que podem trazer vantagens competitivas para o negócio. “Muitas vezes o contribuinte vê diante dele uma colcha de retalhos de atos normativos, o que dificulta muito a apuração de tributos”, lembra a advogada Ediene.
Existem também os incentivos fiscais que surgem de acordo com o projeto econômico vigente e que podem trazer benefícios para determinados setores. Sendo sempre necessário um acompanhamento próximo das medidas anunciadas pelos governos municipal, estadual e federal, aplicando a legislação a cada especificidade do negócio.
“Por meio do direito tributário no agronegócio é possível obter êxito, por exemplo, na recuperação de crédito”, conta Rodrigo Totino, advogado sócio do MBT Advogados Associados. Assim, a partir da análise criteriosa da atividade, o planejamento tributário poderá de forma legal identificar possibilidades de diminuição da carga tributária.
Sobre o MBT Advogados Associados – Fundado em 1985 por um dos advogados pioneiros em Rondônia, Ivan Machiavelli, o escritório é especialista em casos relacionados ao direito do agronegócio, direito cooperativo e recuperação judicial e falência. Os três sócios, Ivan Machiavelli, Deolamara Bonfá e Rodrigo Totino, têm o apoio de uma banca de 12 advogados e assistentes jurídicos que são referência de profissionalismo em Ji-Paraná e Porto Velho (RO).
Notícias Técnicas
Medida visa automatizar rotinas processuais e reduzir o tempo de resposta aos segurados do INSS
A Receita Federal do Brasil informa que foram cancelados os Termos de Exclusão do Simples Nacional emitidos e enviados entre os dias 24 e 27 de junho de 2025.
Base legal: Medida Provisória 2.200-2/2001, Resolução CG ICP-Brasil nº 200/2023
O "Jogo do Tigrinho" agora é tributado
Notícias Empresariais
Novo modelo entra em vigor em julho de 2026 e valerá para novas inscrições, incluindo profissionais liberais; atuais CNPJs continuam válidos
No acumulado do ano (janeiro a maio), o saldo chega 1.051.244 empregos gerados, com saldo positivo em todos os grandes setores da economia
Falta de participação empresarial no Comitê acende alerta sobre a nova estrutura tributária
Proposta feita pelos auditores-fiscais é complementar à isenção proposta pelo governo
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional