O prazo de adequações dos campos das notas fiscais relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária está caminhando para a sua reta final
Área do Cliente
Notícia
Não há desconforto com a meta da inflação de 3%, diz Galípolo
Previsão do Boletim Focus é de que a inflação encerre 2025 acima do intervalo de tolerância da meta
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, disse que não há desconforto com a meta da inflação de 3%, com intervalo de tolerância de até 4,5%. A declaração foi realizada durante apresentação do Relatório de Estabilidade Financeira nesta terça-feira (29).
Na avaliação do chefe da autoridade monetária, a meta da inflação do Brasil está no mesmo patamar de outros países emergentes.
A previsão do Boletim Focus, divulgado pelo BC na última segunda-feira (28), é de que a inflação encerre 2025 em 5,5%, acima da meta.
“Primeiro, a gente está respondendo a uma dinâmica de inflação que é desafiadora, o que justifica a extensão do ciclo [de aperto monetário]. Segundo, estamos atentos ao que já foi feito e como vai ser sentido ao longo do tempo […]. Terceiro, um ambiente de incertezas que demanda cautela e grau de flexibilidade”, disse Galípolo.
Na avaliação do presidente do BC, o impacto das tarifas que vêm sendo anunciadas pelos Estados Unidos deve ser sentido pelos países desenvolvidos, sobretudo, em 2025.
Já em relação às economias emergentes, como o Brasil, há um cenário de incertezas para entender qual será o impacto final.
“No caso das economias emergentes […] a gente tem visto que a desvalorização das moedas, que eram esperadas em momentos como esse, […] não foram observadas, o que tem levado ao questionamento de outras autoridades monetárias de outros países emergentes: por que não ver redução de expectativas de longo prazo, se na ausência de desvalorização da moeda, ficaria com efeitos de uma eventual desaceleração e desinflação?”. disse Galípolo.
Em seguida, Galípolo completou: “Ainda há muita incerteza para entender o saldo final. O que foi anunciado e feito terá um efeito perene na atividade econômica? E o que é passível de ser revertido em um cenário de desescalada de guerra [tarifária].”
Notícias Técnicas
O DCP é uma obrigação acessória, que deve ser entregue à Receita Federal pelas empresas produtoras e exportadoras
Ela tem como objetivo central ser uma fonte de informações para a Receita Federal, indicando as movimentações financeiras das pessoas jurídicas e físicas
A medida fortalece gestão financeira de pequenos negócios, oferece previsibilidade no fluxo de caixa e facilidade no cumprimento das obrigações fiscais
Decisão da Justiça do Trabalho reforça que empresas devem enviar telegrama para configurar abandono de emprego e evitar condenações trabalhistas
Notícias Empresariais
Negócios não mudam por decretos. Mudam quando os líderes mudam e mostram, com ações, o que esperam dos outros
Ferramentas automatizadas e práticas modernas de gestão têm transformado a forma como as empresas lidam com os gastos do dia a dia
A incorporação de critérios ambientais, sociais e de governança nas negociações coletivas ganha força no Brasil, exigindo preparo jurídico e estratégico por parte das empresas
Empresas precisam se adaptar a regras paralelas e investir em tecnologia fiscal
Isenções reduzem impacto econômico imediato, mas negociações seguem; governo busca cortar alíquota para setores estratégicos
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional