O resultado dessa verdadeira ruptura em relação à sistemática processual e à própria estrutura do Poder Judiciário no Brasil é a suspensão de um número indeterminado de processos trabalhistas
Área do Cliente
Notícia
MT - Estado vai fechar o cerco às empresas fantasmas de grãos
Os secretários de Fazenda e de Segurança Pública de Mato Grosso, Eder Moraes e Diógenes Curado, respectivamente, reuniram-se nesta terça-feira (05.05) para começar a traçar uma ação para monitorar as operações comerciais de grãos
Os secretários de Fazenda e de Segurança Pública de Mato Grosso, Eder Moraes e Diógenes Curado, respectivamente, reuniram-se nesta terça-feira (05.05) para começar a traçar uma ação para monitorar as operações comerciais de grãos, especialmente de soja e milho, das commodities agrícolas no Estado.
Isso porque o serviço de inteligência da Delegacia Fazendária tem apurado que há indícios de empresas fantasmas realizando operações comerciais com essas commodities, o que causa prejuízos ao erário estadual. “Há os chamados ‘malas pretas’, que fazem compras de grãos das commodities de Mato Grosso e, na seqüência, fecham essas empresas, não registram essas vendas e, por consequência, não recolhem o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)”, assinala Eder Moraes.
Segundo o titular da Sefaz, as investigações têm apontado que essas empresas simulam operações de exportação, com o intuito de não pagar o imposto. Os produtos e serviços brasileiros destinados à exportação são isentos do recolhimento do ICMS, conforme prevê a Lei Kandir. “Na verdade, o produto acaba ficando no mercado interno e o imposto é sonegado. O país perde receita e Mato Grosso também”, observa.
Moraes alerta que o Estado vai fechar o cerco a quem se utiliza deste tipo de artifício para burlar o fisco. “Quem está atuando como ‘mala-preta’ está com os dias contados e deverá ir para prisão, porque isso é crime contra a ordem tributária, contra o sistema financeiro deste país e também de Mato Grosso”, adverte.
A Polícia Federal será convidada a participar da operação. Também estiveram presentes na reunião o diretor-geral da Polícia Judiciária Civil do Estado, José Lindomar Costa e os delegados Maria Alice Amorim e Rogério Modelli, da Delegacia Fazendária, o secretário-adjunto da Receita Pública da Sefaz, Marcel Souza de Cursi e a gerente de Análise da Receita Pública da Sefaz, Denise Maria da Costa Assis.
Notícias Técnicas
Serviço de solicitação de ressarcimento estará disponível no aplicativo “Meu INSS”
Quem não entregar a declaração a tempo está sujeito ao pagamento de uma penalização mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido
Acordo fortalece a atuação conjunta das instituições na promoção de iniciativas de educação financeira voltadas a crianças e jovens
Mudança reconhece avanços em transparência fiscal e investimentos estratégicos desses parceiros internacionais
Notícias Empresariais
O objetivo é a detecção precoce de casos de doenças relacionadas ao trabalho
O volume total de serviços está 16,9% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje (14) pelo IBGE
Tebet está à frente do assunto na China e disse à CNN que estatais do país seguem analisando ferrovias do Brasil
Magda Chambriard pede tranquilidade aos acionistas em meio à baixa de preços do barril
Receita Federal corrige informações incorretas sobre as consequências para quem não envia a Declaração do Imposto de Renda.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional