Por sua complexidade, é preciso atenção a essa obrigação contábil
Área do Cliente
Notícia
Juros do cartão de crédito sobem pelo quinto mês seguido
Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade aponta que a taxa anual chega a 371,25%
Os juros de cartão de crédito no Brasil subiram pelo quinto mês seguido, ficando em 13,79% em maio. O acréscimo de 0,8%, aplicado à tarifa no mês passado é o maior desde junho de 2018. A taxa chega a 371,25% ao ano, de acordo com dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC).
A elevação também ocorreu com o cheque especial, que teve juros anual de 150,14%, registrado no último mês. A ANEFAC alerta para um cenário ainda mais pessimista nos próximos meses.
Os pesquisadores responsáveis pelo estudo preveem a manutenção dos altos custos para o crédito a curto prazo diante de uma conjuntura econômica de maior risco, aliada à elevação no número de inadimplentes e da taxa Selic.
Para o diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da associação, Miguel José Ribeiro de Oliveira, é preciso tomar cuidado para não adquirir dívidas neste momento. “Inflação alta corrompendo a renda das famílias, juros altos dificultando e encarecendo o crédito, bancos mais seletivos e desemprego extremamente elevado.
Nesse cenário, a cautela é o melhor dos caminhos. O consumidor deve evitar se endividar, principalmente nas linhas de crédito de prazos muito longos, bem como aqueles em que as taxas de juros são muito mais altas”, alerta.
Oliveira também destaca a importância do bom uso dessa forma de pagamento. “O cartão de crédito é a linha de crédito mais cara que nós temos no país. As taxas de juros estão passando os 300% ao ano. Então, atualmente, ele é um bom instrumento para aqueles que sabem utilizá-lo. Comprar com a certeza de que, no vencimento, vão pagar”, explica ele, acrescentando: “o que não se pode fazer é ir rolando a dívida no cartão, pagando o valor mínimo da fatura”.
O economista da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV), Alberto Ajzental, explica que esses aumentos nas tarifas do cartão de crédito são influenciados pelo desempenho da Selic, a taxa básica de juros da economia.
“Ela é a base de todas as taxas de juros dos veículos de crédito. Ela estava em 2% em fevereiro de 2021. Agora, em junho, está em 13,25%. Então, neste período, ela subiu 11,25%. Seguindo a Selic, portanto, há um movimento de aumento em todas as taxas”, pondera.
Notícias Técnicas
Saiba o que muda na tributação e no acesso a crédito ao conciliar CLT e MEI
Receita Federal permite exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e Cofins, seguindo decisão do STJ. Empresas podem recuperar valores pagos nos últimos cinco anos
Documento é obrigatório para regularização fundiária e será exigido em operações bancárias e cartoriais
Apesar de não juntar as folhas de ponto, banco conseguiu contestar parte dos horários indicados pelo empregado
Notícias Empresariais
Novo modelo entra em vigor em julho de 2026 e valerá para novas inscrições, incluindo profissionais liberais; atuais CNPJs continuam válidos
No acumulado do ano (janeiro a maio), o saldo chega 1.051.244 empregos gerados, com saldo positivo em todos os grandes setores da economia
Falta de participação empresarial no Comitê acende alerta sobre a nova estrutura tributária
Proposta feita pelos auditores-fiscais é complementar à isenção proposta pelo governo
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional