EFD-Contribuições, EFD-Reinf e DCP estão com os prazos se esgotando até sexta-feira. Confira
Área do Cliente
Notícia
Ministério da Fazenda institui o programa FAZ GRCI para a modernização e integração da Gestão de Riscos
Iniciativa será desenvolvida pelos órgãos e entidades da pasta e permitirá uma visão consolidada
OComitê de Gestão de Riscos e Controles Internos do Ministério da Fazenda (MF) aprovou em 6 de agosto passado a criação do FAZ GRCI. O programa consiste em um conjunto de 31 ações estruturantes voltadas à modernização e à integração da gestão de riscos no Ministério da Fazenda. Segundo Dany Andrey Secco, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério e presidente do Comitê, trata-se de uma iniciativa que será desenvolvida pelos órgãos e entidades da pasta e permitirá uma visão consolidada para a gestão de riscos, sem comprometer as avaliações individualizadas que cada área poderá fazer para abarcar seus riscos específicos.
A implantação da gestão de riscos e controles internos exige uma abordagem multifacetada que inclua os desafios culturais, estruturais, processuais e tecnológicos. No caso do Ministério da Fazenda, a pluralidade de órgãos que o compõe torna essa implantação particularmente desafiadora. Cada órgão e entidade possui sua própria estrutura, cultura, processos e objetivos, o que torna a tarefa de integrar uma gestão de riscos uniforme e eficaz ainda mais complexa.
O Comitê
Para enfrentar esses desafios, é essencial estabelecer uma governança sólida e um Sistema de Gestão de Riscos e Controle Interno efetivo. Com esse objetivo, em março de 2024, o Ministério da Fazenda instituiu o Sistema de Gestão de Riscos e Controle Interno e a Política Geral de Gestão de Riscos e Controle Interno, por meio da Portaria MF n° 376/2024.
Em seguida, aprovou a estrutura de governança de riscos e controles com a criação do Comitê de Gestão de Riscos e Controle Interno, por meio da Portaria MF nº 892/2024, consolidando assim a base necessária para uma gestão de riscos integrada.
Para viabilizar a implementação da gestão de riscos e dos controles internos em todo o Ministério, foi estruturado o Programa FAZ GRCI (Atas e Resoluções do CGRCI) com 31 ações estruturantes, distribuídas em seis eixos de atuação, cobrindo as diversas capacidades necessárias para uma gestão de riscos.
Segundo Dany Secco, o FAZ GRCI também promoverá a análise de riscos nos níveis estratégico, tático e operacional, de modo a fortalecer as bases para as tomadas de decisões nos diversos níveis da organização.
A implementação das ações será realizada ao longo de 2024, 2025 e 2026. Para este ano, as principais entregas previstas são o Guia Referencial de Gestão Integral de Riscos, o Plano de Gestão de Riscos, o Guia Metodológico de Gerenciamento de Riscos e a Declaração de Apetite a Riscos do Ministério da Fazenda. Esses documentos serão os instrumentos que permitirão iniciar o primeiro ciclo de gerenciamento de riscos integrado do Ministério da Fazenda.
Durante cada ciclo, ocorrerá a revisão, melhoria e instituição dos controles internos necessários à mitigação dos riscos elencados.
Com essa iniciativa, o Ministério da Fazenda busca assegurar a perenidade da gestão de riscos, aprimorar a maturidade e a integração entre seus órgãos, no que tange ao tema, e proteger e maximizar o valor público.
O FAZ GRCI reflete o compromisso do Ministério para garantir a institucionalização, transparência, eficácia e promoção da cultura de gestão de riscos e controles internos em todo o Órgão.
Notícias Técnicas
Ajustes em NF-e, NFC-e, CT-e e outros documentos serão necessários para atender às novas exigências do IBS, CBS e IS da reforma tributária
10ª Boletim MTE/DIEESE foca em saúde mental e destaca 18 boas práticas que promovem bem-estar, prevenção ao adoecimento e enfrentamento ao assédio no ambiente de trabalho
Operação nacional verifica se empresas cumprem lei que obriga oferta de local de guarda, convênio com creches ou pagamento de auxílio a mães com filhos pequenos
Como o pagamento fracionado split payment afeta a gestão financeira e contábil das empresas brasileiras
Notícias Empresariais
Seja na foto de perfil profissional, na página de vendas ou na apresentação a investidores, talvez valha seguir o conselho popular: fale menos, sorria mais
A inteligência artificial, ao lado de mudanças estruturais nos setores de maior crescimento, é um dos principais motores dessa tendência
Como nem sempre é possível contratar um profissional da área ou uma agência para cuidar da divulgação da sua marca, por exemplo, muitos pequenos e médios empreendedores colocam a mão na massa
Edital de transação de pequeno valor da AGU oferece descontos de até 50% e parcelamento em até 60 meses
PL nº 1.087 propõe tributação de dividendos de 10% para investidores não residentes, podendo incentivar recompra de ações por empresas
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional